Como chegamos a isso? Como passamos a usar cocares modernos de status em pleno calor de 40 graus? Será que é uma determinação de estatuto social? Será que pelas diferentes cores, tamanhos, tipo de tecidos da gravata que se pode prever que tipo de pessoa a utiliza? Ou será que a gravata não é nada mais do que uma maneira de chamar à atenção o sexo oposto tal como os rabos inchados dos babuínos na época de acasalamento.

Desde quando um "trapo" ao pescoço de uma pessoa é de tanta importância?

Segundo a professora Miti Shitara, docente de história da moda da faculdade Santa Marcelina, Brasil, citada pela Globo, há registos de uso de lenços no pescoço por soldados chineses, no século III A.C. e também entre o Exército da Roma Antiga, como sudário. «O lenço protegia não só do calor, mas também servia para estancar sangue e limpar a boca, por exemplo», refere.

A origem da gravata remonta a guerra dos 30 anos, que envolveu diversos europeus entre 1618 e 1648. Na época, mercenários vindos da Croácia lutaram ao lado dos franceses contra o Sacro Império Romano-Germânico. Os integrantes dessa tropa croata tinham o costume de trazer amarrada ao pescoço uma tira de tecido.

O tal acessório virou moda depois da guerra e se espalhou pela Europa. O nome, segundo os etimologistas, vem do Eslavo hrvat, que significa croata. O termo teria passado a um dialeto alemão como krawat e em seguida ao françês cravate. Daí a versão em português: gravata.

A gravata assumiu inúmeros formatos a partir do século 17. Um modelo mais discreto só surgiu no século 19, na época da Revolução Industrial. A gravata com a feições atuais saiu da máquina de costura do alfaite nova-iorquino J. Langsdorf, na década de 1920.

O que é pior, a ONU aboliu o uso desta bosta pra economizar no ar condicionado e na luz. Enquanto isso aqui no Senador essa idéia foi rejeitada...


Modo facíl de aprender a fazer um laço na gravata. Se não sabe, aprenda...


Gravata carteira, muito útil para esconder os doláres das esferas do poder!

Agulha3al – detesta gravata, mas usaria por causa do auxilio-grana que nossos representantes políticos recebem para usarem esse troço no pescoço.

3 comentários:

CAra adorei o texto... somos indio sem cacique definido!!

Somos tão primitivos quanto nossos antepassados. Só passamos a enxergar nossos instintos de forma diferente. Nos julgamos superiores pelo simples fato de ao invés de admirar o céu e o mar ou sair para caçar nosso próprio alimento, passarmos horas a fio em frente ao computador, ou trancados em escritórios pequenos, assumindo tarefas que não nos satisfazem em nada. Definitivamente, somos nós os ultrapassados. Vivemos em uma sociedade tribal. Totalmente condicionada aos instintos inerentes ao animal homo-sapiens. Homens!! Usem gravata e atraiam mulheres!! Mas lembrem-se que o tamanho da gravata não é mais importante que o tamanho da conta bancária! ^^ Amo meu amor porque ele me compreende.

vai vendo...que bom que eu posso ver pesoas tão locas e reais num mundo cada vez mais insoso...vamos nos fortaleçendo os elos dessa corrente de bike

Postar um comentário

Sua opinião sempre será respeitada, porém me reservo o direito de excluir opiniões que possua conteúdo racista, sexista ou especista.