Gripado, trabalhei pra caramba nesse feriado, minha mãe tá com mania de discutir todo dia com alguém ... Estou sem o menor saco pra escrever, mas falei que toda segunda eu ia colocar algo aqui... tava com vontade de escrever sobre dor, mais vou deixar esse texto pra depois... preciso terminar o roteiro da roda de leitura de quinta.

Então mesmo quando tudo tá ferrado, sempre existe espaço mínimo para tentar um diálogo racional.( mesmo que o diálogo seja de si parar si).

E acredito demais na necessidade fisiológica disso...

1- Só há diálogo com desarmamento emocional: em momentos muitos tensos, as pessoas não estão preparadas para ouvir, mais para atacar ou defender.

2- Prepare-se para o diálogo: mantenha-se calmo e reflexivo.

3- Ninguém é dono da verdade: cada pessoa é um universo com sua própria verdade.

4- Ouça o outro, procurando senti-lo.

5- Ponha-se no lugar do outro; será mais fácil compreendê-lo.

6- Olhe nos olhos do outro sem desafio ou crítica.

7- Ouça ativamente de modo que o outro sinta que o está qualificando.

8- Se surgir discórdia e clima de agressividade, interrompa e convide as partes envolvidas para um novo bem estar emocional.

9- Se for difícil restabelecer um clima de tranquilidade, convide as partes para um novo encontro, sem impor um novo dia, hora e local, mas que isso surja de um consenso.

10- A decisão final deve ser satisfatória para as partes envolvidas.


Barros, Robson Motta. Conviver: a arte da comunicação eficaz. Rio de Janeiro. M. Vianna, 1995. Pág.107


Utópico ?

Agulha3al estar aprendendo algo muito difícil: não fazer, nem falar nada...

2 comentários:

Cara!
Acho que é puraí. mas é bem dificil quando voce está naquela discussao e dai a pessoa se mete a dizer tudo o que pensa putz...
Principalmente se for aquela pessoa que voce espera algo dela. Pra mim minha mulher mas cara eu percebo que ela as vezes se perde e quando eu percebo isso faço um esforço sobre humano para nos ajudar. Da´eu perguntei a ela se ela se esforçava pra transformar nossas discussoes em resoluções se ela tentava amenizar nossas discussoes e então ela falou que sim putz se ela se esforça e eu me esforço quer dizer que as relações humanas sao foda mesmo rssss

Que gostosa esse cara em

Postar um comentário

Sua opinião sempre será respeitada, porém me reservo o direito de excluir opiniões que possua conteúdo racista, sexista ou especista.